segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Naturalizações: Regra ou Excepção?

Estava eu ontem sentado em frente da televisão com os olhos postos na TVI, quando oiço o Miguel Sousa Tavares (que por acaso até é uma pessoa que tenho como muito inteligente e culta...) dizer: “Mesmo que Portugal seja campeão do Mundo na África do Sul, não vou ter orgulho nisso, pois temos lá 3 brasileiros...” Não querendo entrar pelo caminho da xenofobia, pois considero este senhor superior a uma barbaridade desta, fico perplexo pela memória curta que a maior parte dos posrtugueses tem... Senão vejamos: Não acredito que não houvesse Português nenhum no mundo que não se tivesse enchido de orgulho quando viu o Nélson Évora ganhar a medalha de ouro do triplo salto em Pequim...será que nessa altura ninguém se lembrou que ele nasceu na Costa do Marfim e é naturalizado português?
Os que encheram de elogios Francis Obikwelu quando foi medalha de prata em Atenas nos 100m (e nestes Jogos Olímpicos, até foi a única medalha que ganhámos), ninguém se recordou que é nigeriano naturalizado português?
Não faz sentido abrir excepções para alguns e para outros fazer de conta que não nos lembramos... Tudo isto reacendeu em torno de Liedson, pois éjá o 3º a representar a selecção neste curto espaço de tempo...e?! Se são bons, merecem, Portugal precisa, estão em forma e são portugueses...qual a razão de não terem os mesmos direitos?!
É engraçado como se perde horas e se gasta tinta a falar neste assunto por tudo o quanto é lado, mas ninguém se preocupa que estes mesmos brasileiros naturalizados possam votar e assim influenciar o desenvolvimento e crescimento de Portugal(tanto positivamente como negativamente...)Ora isto não deveria ser mais preocupante do que um jogo de futebol?!....pois se calhar não...
E para terminar este assunto...é engraçado como Makukula (Congo), Amauri Bischoff (França) e...José Bosingwa (Congo) nunca, nunca foram contestados, nem nunca ninguém mostrou tanto desagrado pela naturalização como agora no caso de Liedson e companhia...
Se são portugueses, têem os mesmos direitos e o resto é conversa...e ainda na linha de pensamento de Miguel Sousa Tavares, ele que considerava que daqui a uns anos iria acontecer o que Blatter (Presidente da FIFA) anunciou: “Era a selecção do Brasil e as selecções dos emigrantes brasileiros” é uma hipérbole completamente desprovida de sentido que apenas pretende fomentar o nacionalismo...mas na verdade o que acho deveras interessante e irónico é que Miguel Sousa Tavares até acabou por ir resolver os “problemas da sua vida sentimental” lá do outro lado do Atlãntico (e nem sequer é naturalizada portuguesa...) e não concorde que Portugal (selecção de futebol) possa resolver “os seus problemas de recursos” da mesma forma... Ou haverá aqui algum tipo de ressentimento?!

1 comentário:

  1. Alfredo di Stéfano y Marcos Antonio Senna, grandes jugadores de la Selección Española de Fútbol

    ResponderEliminar