quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Máquina da Verdade

É sem dúvida alguma certo que todos estamos expostos a mentiras... umas maiores e graves, outras pequenas e sem importância, mas acaba por ser algo que TODOS já fizemos (e fazemos?!)...
Acho de relativa importância deixar-vos aqui algumas dicas para que percebam quando vos estão a mentir (sabendo de antemão que estou a criar monstrinhos-detectores-de-mentiras e igualmente a assustar as pessoas que vos conhecem e que assim estarão sempre "de pé atrás" quando vos metem):
- Hesitações: Hã, hummmm, ...silêncio..., pausa. Pois é, inventar desculpas à pressão custa (e nota-se).
- Desviar o foco de atenção. Coisas como "não diria isso" e um desenvolver paralelo da conversa, fugindo ao que foi perguntado objectivamente - é por demais óbvio que estão a ganhar tempo.
- Não incluir pormenores no que está a ser contado. Os detalhes fazem a diferença e é aqui que o CSI veio estragar tudo, porque as pessoas aprenderam que é pelas coisinhas sem importância que são apanhadas.
- Não nos olham nos olhos. Isto é pormenor para só os bem treinados na arte de mentir fazerem bem. É que mentir a olhar nos olhos e sem pestanejar é coisa de quem já premeditou o discurso ou já tem muito traquejo em ser credível a mentir - denominado como "calo".
- A expressão "Achas que te ia mentir?". Sim, achamos, senão não estaríamos a duvidar. Isso de se defenderem ao jeito de "cão abandonado" é coisa para desconfiar.
- Começam a falar demais. Quando se começam a explicar muito e a discorrer em conversa para boi dormir é porque estão com um selo de "culpado" na testa.
- Ficam desconfortáveis com o silêncio. Pois é, e começam a explicar-se, a enrolar a conversa, a tentar fazer perguntas, a retirar o foco delas - ah pois é...quem não deve não teme!!.
E o porquê de saber tanto?..fácil: já me mentiram muito.
Mentir é fácil, sustentar uma mentira é mais complicado.Claro que também já menti, em coisas pequenas e em coisas maiores. Mas a mentira é coisa para hoje em dia me incomodar muito. Dá trabalho mentir...sim eu sei que a honestidade dói, custa e também tem consequências por vezes, mas é tão melhor...

1 comentário: