quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Honestidade nota 20

Podia colocar qualquer título:

"Mulher encontra mais de 9 mil euros e devolve-os."
"Padeira de Penafiel foi honesta."
"Uma padeira de Penafiel devolveu dinheiro a um homem que o havia perdido."

Isto faz-me uma confusão tremenda! Peço desculpa por não conseguir ser tão honesto (a este ponto), ou de não ser assim tão rico, mas esta atitude - que merece toda a minha admiração - é algo que sinceramente não o faria (sim, eu sei que sou um miserável...), mas encontrar (literalmente encontrar) 9 mil euros em notas (e como costumam dizer - dinheiro não tem chocalho) e devolver porque tem a consciência que é de alguém, é digno de medalha de mérito e/ou de cidadania.

Acredito que 60% das pessoas digam que também o faziam e destas acho que apenas 1% o faria mesmo, porque digam lá o que disserem, é muito dinheiro...e muda a vida de toda a gente, mesmo que nalguns casos seja "só" um bocadinho.

O mais bizarro no meio desta história, é que quando foi descoberto de quem era o dinheiro (devido ao facto de na pasta existir um livro de recibos identificativo), a GNR telefonou e o senhor (que se encontrava a dormir), deslocou-se então ao local e informou as autoridades que por "lapso" teria deixado a pasta no tejadilho do carro (enquanto procurava a chave do mesmo) e quando entrou no veículo não se voltou a recordar da pasta que em cima deste tinha ficado e como tal...arrancou!! (bahhhh... gosto de lhe ver a conta bancária só por curiosidade, apenas para perceber se tem muito, ou se realmente come é muito queijo!) Eu por acaso já me aconteceu a mesma coisa, a diferença é que era uma garrafa de água, pormenor sem importância... =D

Interessante também o ponto de este senhor não se ter recordado mais de 9 mil euros em notas (!!) que provavelmente se não tivessem ficado no tejadilho, teriam ficado dentro do carro, sim, porque caso contrário teria se apercebido da sua falta quando saíu do carro e entrou em casa! Sim, eu sei que todos podemos ser um bocadinho despistados, mas daí a ser...burros, acho que ainda é um grande passo!

Um grande bem haja a esta rainha da honestidade e por mim no domingo votava nela para ministra das finanças de um qualquer partido a que ela se associasse!!

Depois de fins-de-semanas a fio a ouvir o cabr*o do pedreiro que me anda a fazer a obra, dizer-me que: "Já não se fazem homens como antigamente!" (isto porque não consigo carregar 2 sacas de cimento (70kg) ao mesmo tempo!! e ainda para mais ando a ajudá-lo para não ter que gastar mais dinheiro num servente...), tenho mesmo que lhe dar razão e subscrever a frase que já não fazem...MULHERES como antigamente!

Por último...uma retórica susceptível de vários tipos de vista, se fossem dez euros que a padeira encontrasse...tomava a mesma atitude? Isto tudo só para percebermos se o que está em causa para se tornar notícia é: a atitude (honesta) ou o facto de ser um valor monetário tão avultado, ou seja se fossem dez euros já não faria mal ter ficado com eles (e aqui a honestidade tinha importância zero) ou se só foi honesta por serem 9 mil euros?!

Duma forma ou de outra, eu...tinha ficado com eles €€, afinal "achado não é roubado" (apesar de neste caso a lei considerar crime) e assim tinha tornado a minha vida um pouco "mais colorida" e até quem sabe deixar de dar serventia ao fim-de-semana e meter alguém a fazer este serviço, apesar de saber que estou neste momento a penar e a largar o meu suor por algo que é para mim...mas custa tantoooo! =(


P.S.- Sra Padeira, quantas carcaças vai ter que vender para fazer 9 mil euros de lucro?! (Eu sei quantas aulas tinha que dar...)

P.S.2- A partir de hoje, para mim...Padeira escreve-se com P grande, afinal acho que a senhora é a concorrente mais directa da única padeira famosa da história de Portugal: Aljubarrota / Penafiel...hummm...almost the same thing! =)

Sem comentários:

Enviar um comentário