quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bullying

Para os que desconhecem o fenómeno bullying (intimidação repetida e recorrente por colegas), este foi ultimamente considerado a principal causa para transtornos psiquiátricos pós-adolescência.

Em certa parte concordo que pode contribuir para a dependência de antipsicóticos, antidepressivos e ansiolíticos, mas daí a ser considerado a "principal" causa, acho que ainda é uma grande distância.

Não tenho a mínima dúvida que todos nós fomos vítimas e autores deste fenómeno, pois em miúdos e até mesmo em adolescentes, quem não coagiu, intimidou ou influenciou outros da nossa idade, por vezes repetidamente?!
O estudo indica que: "As vítimas dessa intimidação e perseguição são normalmente pessoas que, sem defesas, são incapazes de motivar outras para agir em seu apoio", o que também concordo, mas estamos a falar numa fase em que a ingenuidade e maturidade atinge níveis elevadíssimos, logo não me parece ser algo "do outro mundo".

Resumindo: percebo a importância que querem dar ao bullying na formação e influencia da personalidade de cada um, mas daí a assumi-lo como algo fundamental, preponderante e até mesmo causador de "graves distúrbios psíquicos"...não me parece mesmo!!
Enfim...opiniões...

1 comentário:

  1. Tal como disseste, nessa idade a ingenuidade e a imaturidade estao muito presentes nas vitimas. E o bullying propriamente dito nao se resume apenas a uns "abanoes e uns nomes idiotas" dos colegas mais velhos, mas tambem a acçoes de violencia e discriminaçao! agora imagina tu que és uma criança ingénua e imatura que todos os dias acorda e vai pra escola, local onde vai passar o dia a ser insultado, agredido e/ou discriminado pelos colegas... certamente que sentimentos como o medo, a insegurança, a baixa autoestima e a tristeza vao protagonizar os teus pensamentos... isto tudo somado à incapacidade de pedir ajuda, nao deve dar muita vontade de ir á escola ou de fazer o que quer que seja.
    Por isso, acho que o bullying, talvez nao seja O MAIS importante, mas assume um papel muito importante quando sofrido durante muito tempo (anos, às vezes) e numa fase ainda de formaçao de personalidade.

    Su

    ResponderEliminar