segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Boca-a-Boca


- 19:51
Regressa o António ao local de trabalho depois do abençoado jantarinho "made in minha mãe", quando no passeio, reparo que existe um grande alarido de volta de alguém que estava no chão, praticamente em frente da porta de entrada.

Curioso como Deus me fez (sim, atirem lá a primeira pedra quem não o é ou nunca o foi), lá tive que ir dar fé do que se estava a passar.
Para além da identificação rápida de uma senhora que dizia: "é o João, é o João"...eu não fazia a puta da ideia do nome do senhor, mas conheço-o perfeitamente de vista, de andar SEMPRE (e sempre means...dia e noite, dia e noite ou melhor parafraseando um antigo colega meu "tódó dia, tódó dia"): BÊBADO!! Para além disso, a barba por fazer, a roupa bem suja e o cabelo (super) oleoso, não transparecem uma boa imagem de forma alguma, mas foi também graças a isso que o reconheci! (e não vou escrever aqui "como devem imaginar", porque garanto-vos que não...não imaginam mesmo!)...

Eu tenho sérias dúvidas que o senhor ou melhor...o João já andasse de uma outra forma que não fosse alcoolizado... mas seguindo em frente e já tendo feito a apresentação da "personagem", um rapaz de 20 e poucos anos reparou que o João, não respirava...como tal vá de contar umas quantas vezes e de o tentar reanimar "como nos filmes", fazendo pressão no peito ritmadamente...

Um pânico desgraçado, tudo a telefonar para o 112 do telemóvel, até que me afastei um bocado, porque sinceramente , ali, já existiam "curiosos" a mais...

Quando eu abalei de lá (porque já eram horas de entrar ao trabalho), ainda não havia INEM, nem ambulância, nem nada... nem mesmo polícia que fica ali bem pertinho...

Agora a questão que coloco é: se detectaram que o João não respirava, não era suposto alguém lhe fazer respiração boca-a-boca e massagens cardíacas?!
É que aquele rapaz que detectou que ele não respirava, ainda o apertou um molho de vezes no peito (o que depreendo ter sido a massagem cardíaca), mas...e a respiração boca-a-boca?! Hum?!

Pois é...será que nesses cursos de primeiros socorros que já tanta gente tirou, virá algum "truque" para uma situação destas?! É que eu sou sincero...a quantidade de episódios que vi do "House" não me permite saber fazê-lo e como não frequentei qualquer curso...eu era "carta fora do baralho"...mas ainda que soubesse fazer alguma destas coisas... (chamem-me nomes, batam-me e sacrifiquem-me) mas eu JAMAIS meteria estes lábios, juntos ali dos lábios do João (demorei 1 minuto a escrever estas palavras, tal não era a aflição com que estava só de imaginar tal coisa...), ainda que isso lhe pudesse salvar a vida!!

Sou um péssimo exemplo?! Talvez...mas no fundo, acho que sou mesmo é sincero...porque existe a diferença entre o admitir (como eu estou a fazer) e a mentira de fazer parecer que uma vida humana é uma vida humana e dizerem que o faziam...independentemente de quem fosse!! =/ (pois, pois, pois...se vissem a fronha do senhor...)

Espero que o João não tenha ido desta para melhor...mas infelizmente (ou melhor felizmente) eu não tinha os conhecimentos necessários de primeiros socorros para o poder auxiliar...e mesmo aqueles que provavelmente tinham - como o tal rapaz que lá estava - talvez se tenham esquecido da ética que deverá ser transmitida nesses cursos, porque apertar o peito ainda foi feito, agora meter lá a boca que pode ser o que faz falta...zero! Ninguém o fez e volto a frisar que eu também não o faria!!

Não podemos ser hipócritas e dizer que se fosse outra pessoa a situação não seria diferente...porque é óbvio que era... não estamos a falar de ser a Adriana Lima, ali estendida sem respirar, não, nada disso...talvez "bastasse" ser alguém com um bocadinho de melhor aspecto (o que não era difícil, tendo em conta a pessoa que era...independente de ser homem ou mulher) e talvez alguém fizesse a dita reanimação por completo...com direitos a sopros na goela e tudo!!

É feio?! É...sem dúvida... mas aqui é também a prova que os aspectos físicos contam...e muito!...até mesmo na altura de salvar vidas!! Não digo que os feios e bêbados nestas alturas tenham que morrer, mas a verdade é que as probabilidades de serem salvos pela boca de alguém...diminuí drasticamente!!

E para aqueles, que "condenem" aqueles que como eu pensam, só gostava que o João sobrevivesse e na próxima vez que caísse inanimado - com uma igual ou ainda maior bebedeira - e que não consiga respirar, estejam lá por perto, para encher o pulmanito do senhor...com o vosso ar!!

E já agora...de preferência que eu não vos encontre no passeio mais próximo... =/ pois acho que passava bem sem ficar com essa "imagem" na minha memória... =S

(É por estas e por outras como estas que não fui para enfermeiro, médico ou bombeiro...falta-me o "espírito" para a coisa...)

11 comentários:

  1. Alguem com decote sexy ;)21 de setembro de 2010 às 00:56

    Pois é Antonio é uma situação que tem muito que se lhe diga! Mas tudo o que diceste é verdade, eu também nao iria por lá os meus lábios e olha que sei perfeitamente como actuar nessas situações.. Se bem que hoje em dia os meios de primeiros socorros (bombeiros,médicos,etc) ja utilizam (ou pelo menos deveriam utilizar) uma espécie de bocal, ou um tubo proprio para que seja colocado entre a boca da vitima e o que está a socorrer, isto por questoes de higiene. Mas obviamente que uma pessoa comum nao anda propriamente com uma coisinha dessas à mao ou dentro da mala.. !! Mas há sempre alternativas, um lenço de papel em volta da boca com um buraco para entrar a respiraçao! Se bem que não me parece que em momentos desses pensam no que quer que seja. Bom, as melhores para o Joao.. e que nao beba mais! lol

    ResponderEliminar
  2. Olá, eu espero que o Sr João não tenha ido desta para melhor. Não condeno a tua opinião ou atitude. Eu também não tenho qualquer curso de primeiros socorros e defendo que quem o tem deva chegar-se à frente. É como quando falta a luz, quem tem a lanterna ou a vela ou o isqueiro deve abrir caminho. E digo-te mais: quando existe alarido nos passeios ou quando existe um acidente na estrada, eu opto sempre por não olhar. Não é que seja indiferente mas não me aproximo. Só quando vir que posso ser mesmo útil. Por exemplo, ajudo pessoas cegas a atravessar a rua ou a levantarem-se quando caem. E, engraçado, tendo a ajudar mais as crianças do que os adultos...por exemplo, quando uma criança está perdida no supermercado levo-a ao balcão da recepção.
    Curiosa, a espécie humana...!
    Beijo,
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Alguem com decote sexy ;):

    Sei que já existem aparelhos para evitar este contacto directo, mas a verdade é que ninguém os utiliza, pois como tu própria disseste...ninguém anda com isso "à mão".
    E sim...gostava que o João para além de viver, conseguisse agora deixar de beber...ou vá..beber menos, que já não era nada mau... =)

    ResponderEliminar
  4. Sofia:

    Eu também espero que ele não tenha tido um triste fim...mas se continuar a beber daquela linda maneira...estará apenas a adiar algo inadiável... porque de certo não irá ter bom fim!!
    Eu também sou apologista, que quem sabe, deve chegar-se à frente, o problema é que ali naquela situação, de certeza absoluta que houve muita gente com princípio de Alzheimer e assim do nada...nunca ninguém se lembrou de como é que a respiração boca-a-boca...deveria ser feita! =/

    A tua última frase diz quase tudo: "Curiosa, a espécie humana...!"...e é mesmo... bastante! =D

    beijo

    ResponderEliminar
  5. Desculpa a sinceridade, mas explicás-te a situação com tanta piada, que quase me esquecia do tal João (ups!).

    Já viste a tua sorte de não perceberes de primeiros socorros... caso contrário, lá teria de haver uma «beijoquinha»...lol

    P.S. Também espero que o dito cujo esteja bem e que tenha ganho juízo.

    ResponderEliminar
  6. Mafalda S.:
    Sejas bem-vinda Mafalda!!
    E não...lol...acredita que mesmo tendo o bem dito curso, ali é que não iria meter a boca de certeza absoluta...até porque não sou de certeza a pessoa indicada para reanimações e coisas do género! =)

    E quanto ao juízo...eu espero que sim, mas na verdade...du-vi-do... =)

    ResponderEliminar
  7. Só tu com estas histórias e a tua sinceridade, dá sempre cabo de mim lol :)

    Fiquei contente por teres voltado.

    P.S._ Não vás falar mal do meu blogue :)

    Jinho

    ResponderEliminar
  8. Pocahontas na Cidade:
    Eu nunca falei mal do teu blog... =) e tu sabes que não! Aliás, o momento "espiritual" do dia é sempre que lá passo... Já manifestei a minha vontade de te distanciares da conversa de Deus e da Bíblia,mas já percebi que isso é mais forte que tu... =D mas digo-te já que nenhum céptico te lê...excepto eu! lol

    Obrigado pela visita...e sim..."voltei"! =)

    beijo

    ResponderEliminar
  9. Pocahontas na Cidade:
    desconheço as tuas capacidades de "conversão", mas...sinceramente... duvido...lol... =D

    ResponderEliminar
  10. ha poucos dias ouvi dizer que, interromper a massagem cardíaca para aplicar a respiração boca à boca é prejudicial. ou seja, é melhor continuar a massagem ritimada do que se quebrar o ritimo com o boca a boca...portanto Antonio, vc, mesmo que inconscientemente, está perdoado. e também o moço que, tao desprendidamente, a aplicou.
    lição: depois de beber, melhor desmaiar perto de gente conhecida. rs.
    D.

    ResponderEliminar