quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Alta Definição

Sempre gostei de ver (e ler) entrevistas...
Tenho a certeza que é pelo que lemos e vemos nessas entrevistas que criamos e estereotipamos determinada figura pública, mediante a impressão (positiva ou negativa) que ficamos desta mesmo conversa, por vezes formal noutras mais informal.
Habituei-me ás entrevistas da Maria Elisa, da Judite de Sousa, (à medíocre) Marta Leite e Castro, mas para mim existe realmente um entrevistador / jornalista que se distingue de todos os outros: Daniel Oliveira.

O "Alta Definição" - que por sinal faz agora um ano - é sem dúvida dos melhores programas da (fraca) grelha nacional e é talvez o único que me consegue "colar" à televisão e ver uma entrevista do princípio ao fim, com temas interessantes, com perguntas concretas e conduzido de uma forma soberba...

Mesmo quando os convidados não são muito interessantes, a maneira como conduz a entrevista acaba por ser "a chave" para que no final, todos fiquemos com uma ideia diferente da que anteriormente poderíamos ter construído sobre determinada pessoa...(mais à frente já dou um exemplo)

O "momento" que para mim melhor demonstra a qualidade e profissionalismo do Daniel Oliveira, foi - não há muitas semanas - na entrevista com o Carlos Cruz, após a pergunta: "O que é que aprende com a sua filha?", o entrevistado, antes de responder, "apenas" disse que tinha dezenas de anos de televisão, já tinha respondido a centenas de entrevista, com milhares de perguntas...mas NUNCA ninguém lhe tinham feito uma pergunta tão bem feita...
Mais...conseguiu "conduzir" uma entrevista que poderia facilmente "desviar-se" para um assunto delicado, mas ainda assim preferiu o caminho mais difícil e fazer algo diferente...

Juntando ainda a tudo isto...
A meia dúzia de episódios que vi dos "Incríveis", demonstra também o quanto à vontade um jornalista consegue colocar jogadores de futebol - que habitualmente têm todas as razões para se sentirem constrangidos com a presença dos mesmos - e fazer com estes "abrissem" as portas do seu mundo e da sua vida...
Aqui, mais uma vez tem claramente o "dedo" de Daniel Oliveira...
E já agora confesso também que eu...pessoa de ideias fixas...teimoso na "quinta casa"...(aqui está o exemplo que falava à pouco):
Depois de ter visto um desses episódios, até fiquei com boa impressão do Bruno Alves, pessoa que eu achava simplesmente de-tes-tá-vel... (e não...não foi apenas porque a filha dele dançou o "Rebolation"...lol =D )

Por isso o meu sincero reconhecimento de qualidade...
tanto ao Alta Definição como ao Daniel Oliveira! =)

(...e oxalá outros possam seguir este exemplo numa outra estação qualquer...)

2 comentários:

  1. Eu confesso que não vejo muito os canais nacionais (rtp1 2, sic e tvi) :P de vez enquando vou vendo, mas não é mesmo frequente.

    Mas uma coisa tenho de concordar contigo, na parte da entrevista do Daniel com o Bruno Alves, detestava o homem, com a entrevista dava o braço a torcer... mas mesmo assim continuo a detestar o homem... vai-se lá saber porquê :P

    kiss**

    ResponderEliminar
  2. Odalisca:
    confessa...viste a filha a dançar o "Rebolation" e pronto...ficaste rendida!! lol...ou foi dele a tocar pandeireta?! também é uma hipótese... =)
    ah e razão de o continuares a detestar é "apenas" porque se fosse por ele...todos os jogadores do Benfica eram paralíticos à conta daquelas entradas meiguinhas que ele fazia... =D acertei?

    beijo

    ResponderEliminar