terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Polémica Red Bull

Não sou nada "bairrista" e não tenho qualquer estigma entre o Norte e Sul (como tal considero-me uma pessoa neutra), tenho que dizer que os nortenhos têem realmente razão!

Nos últimos três anos, a "fórmula um" dos aviões atraiu milhões de pessoas às margens do Douro e o Red Bull Air Race acabou por ser um verdadeiro sucesso.
Este evento foi pensado primeiramente para ser realizado no Tejo, no entanto devido à falta de verbas da Câmara de Lisboa, aliado à dúvida de que o "investimento" assim o justificasse, acabou por ser "levado" para o Porto/Gaia, onde foram dadas todas as infaestruturas e apoios necessários à realização da prova.


Até aqui nada do outro mundo, no entanto....para 2010 e porque afinal em Lisboa se descobriu que ali estava uma "mina de ouro", decidiram "roubar" este evento para a Capital tendo inclusivé a "mão" do Estado, pois é "fundamental trazer um evento desta envergadura para a capital".
Mais...institutos públicos, empresas públicas e privados vão aumentar, três ou quatro vezes, o valor do patrocínio, o que torna completamente viável a realização do Red Bull Air Race em Lisboa.

Acho mal?
Não...
Acho péssimo!!

Porque comigo também já aconteceu (numa escala completamente diferente claro...), por vezes é necessário provar que os projectos podem realmente ser de sucesso e contruí-los sozinhos para demonstrar exactamente isso, para que de seguida venham os "galifões" e com o seu poderio financeiro, arrebatar tudo o que foi construído com muito custo!!

Aqui o Estado errou, a Câmara de Lisboa errou e os únicos que estavam certos (Porto/Gaia) acabam por ser os únicos a terem que arcar com as consequências e "perder" um evento desta envergadura...

Por último, ainda existe uma lista de prós e contras que devia ser reflectida:

- Em Lisboa será necessário ver e rever a segurança do corredor aéreo de acesso ao Aeroporto da Portela.
- No Porto existe um pequeno aeródromo construído propositadamente no Parque da Cidade para as três últimas edições.

- Em Lisboa apenas é possível ter público numa das margens do Rio Tejo
- No Porto, o cenário do Douro tem ainda vantagens relacionadas com a largura do rio e a possibilidade de ter público em ambas as margens

Em sentido contrário...

- No Porto o clima é mais instável, nomeadamente com as neblinas marítimas do que na Capital...
- E...Lisboa é a Capital de Portugal! (ena ena...)

E perante isto, é claro o porquê de se mudar para Lisboa?!
Hummmm...a mim não me parece! =/

Sem comentários:

Enviar um comentário