terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Rosa Lobato Faria


20:04
Cheguei a casa, liguei o computador e vi na página do Sapo que tinha falecido a Rosa Lobato Faria...

Vou apenas vos contar uma pequena história:
Decorria o ano de 1997, eu tinha 13 anos, estava com um trabalho de Português pendente para apresentar no princípio do 2º período sobre...poemas!!E o que eu detestava poemas...parecia-me tudo, tudo sem sentido...parecia-me algo que jamais iria compreender, até que num acesso de "parvoeira" me lembrei de pedir ajuda!

Podia ter ido falar com a professora de Português, pedir ajuda a um colega, mas não, como sempre a mente do António tinha que ir mais além, apesar da idade precoce. Vai daí que escrevi para uma editora a pedir a morada da Rosa Lobato Faria (so insane...) que nessa altura era das poucas escritoras de poesia que conhecia e já tinha ouvido falar vagamente...
Surpresa das surpresas a editora enviou-me a morada dela!!
Tudo bem, ainda não era nada de especial, mas já deu para agarrar numa caneta e papel e escrever-lhe uma carta, pois já tinha a morada do destinatário!
Como nessa altura ainda não tinha computador, escrevi, escrevi, escrevi...e com pouca ou nenhuma esperança lá meti o bem-dito envelope no correio...
Nem uma semana depois, recebi isto... (isto sim a verdadeira SURPRESA das SURPRESAS...)
Fiz o trabalho graças ao livro e aos inéditos que me enviou e ainda tive um elogio da Profª Margarida (a Profª de português) porque tinha encontrado poemas que ela ainda não conhecia e considerava-se uma fã incondicional da Rosa Lobato Faria...



Tive EXCELENTE no trabalho...

Hoje, 12 anos depois, eu fiquei mais triste e o mundo ficou mais pobre...perdeu-se uma pessoa que tinha tudo para ser comum, mas a sua escrita, os seus gestos, a sua simpatia, tornaram-na assim...tão especial... e a mim diferente. A gostar de ler poesia.

Obrigado e que descanse em Paz... =(

"O que haverá depois de mim?
Ouço a minha voz como um sonho
há um pássaro enlouquecido que
bate as asas pela sala
e ninguém abre a janela
este não é o meu espaço
não é este

Além chamam por mim"...

2 comentários:

  1. houve um tempo em que eu gostava imenso de poesia e escrevia bastante para o jornal da escola, depois desinteressei-me de tal forma que agora não suporto...tudo me parece lamechas. De qualquer forma, Portugal perdeu uma grande senhora da literatura e sera certamente recordada com carinho.

    ResponderEliminar
  2. CH:
    Só é triste é que neste país é preciso morrer para se ser reconhecido ou se dar a devida importância a alguém...e com a Rosa Lobato Faria aconteceu novamente a mesma coisa... =(

    ResponderEliminar